Imagem da postagem

Economistas Contemporâneos: o que um economista faz hoje?

  • folder Categoria 1

  • schedule Criado em

  • Person Autor

O artigo, em homenagem ao dia do economista (13 de agosto), fala sobre o papel do economista ao longo do tempo e qual é sua função na sociedade contemporânea.

A economia está presente a todo instante e em diversos níveis de qualquer comunidade e é uma parte essencial da vida social e material humana. Por isso, a sociedade requer indivíduos que possuam o conhecimento necessário para a analisá-la e manejá-la: os economistas. Mas, afinal, o que realmente faz um economista e qual é seu papel na sociedade atual?

De início, para entender a função do economista, deve-se analisar seu contexto histórico. Isso pois a economia já passou por diversas transformações ao longo de sua história e, com isso, o papel do economista também se modificou de acordo com a demanda do seu tempo. Por muito tempo, o economista foi conhecido como o "profissional da escassez", ou seja, aquele que estuda a alocação de recursos escassos frente às ilimitadas possibilidades de decisão. Essa definição cresceu após rápidas mudanças causadas pelo capitalismo e foi essencial para uma nova organização da economia mundial. Porém, ela também vem sendo superada com as novas transformações da sociedade e da própria economia.

Dessa forma, reconstrói-se o papel do economista: sua função não é meramente mover recursos ou dominar leis gerais do mercado. Para além dos números e indicadores, é o profissional que pretende compreender os fenômenos e processos históricos acerca do coletivo, dos indivíduos, instituições e da dinâmica entre eles. A partir desse conhecimento, elaboram-se modelos que visam solucionar questões socioeconômicas específicas de seu tempo e espaço, ressaltando novamente a necessidade desse profissional no mundo hoje. 

Nós, da ECONOMICA, desejamos a todos os economistas (e futuros economistas) muito sucesso nessa carreira desafiadora!

 

 

Palavras-chave: Economia, economista, dia do economista